quinta-feira, 2 de julho de 2015

"O PODER DO FOCO" - APONTAMENTOS DA AULA ONLINE

Na passada terça-feira, dia 30 de junho, decorreu online a aula aberta "O poder do foco", promovida pela "LIFE TRAINING" e dinamizada por Pedro Vieira. Não assisti ao vivo, mas estive hoje de manhã a ver o vídeo da aula e retirei dele imensos ensinamentos que me serão úteis para a vida e que me ajudarão a centrar-me naquilo que realmente quero dela e naquilo que me faz feliz.

Já vem sendo habitual inscrever-me em pequenas ações online com uma vertente de valorização pessoal, mas acabo por nem sempre assistir ou retirar informações muito significativas. Desta vez, consegui reunir um conjunto de apontamentos valiosos, os quais deixarei aqui registados, sendo que representam uma versão pessoal do que ouvi, mas que poderão ser úteis a quem, como eu, procura uma vida mais cheia de bons e agradáveis momentos.

Gostaria ainda de referir que a temática da focalização da atenção é muito importante para mim também a nível profissional, constituindo um dos grandes desafios colocados aos professores, pois cada vez mais as crianças mostram dificuldades em se concentrar e estar atentas, tornando urgente a prática de estratégias que contrariem esta tendência da atualidade.


"O PODER DO FOCO"
Inspiração para uma vida mágica

Foco: capacidade de prestar atenção ao que nos rodeia, tornando consciente a informação que captámos inconscientemente através dos nossos sentidos e que transforma a tríade pensamento-sentimento-comportamento.

- Precisamos transformar o foco em algo que nos segue e não algo que seguimos.
- Aprendendo a alterar o sítio onde colocamos a nossa atenção, focando-nos no que é importante e nos faz bem, podemos condicionar positivamente os nossos pensamentos, promovendo bons sentimentos e alterando comportamentos.

Como fazer?

1- Usar a mente de principiante, olhando as situações como se fosse a primeira vez que as vivemos, preparando e usando todos os sentidos na observação das mesmas, não ativando preconceitos nem medos, não usando os filtros antigos já instalados e que nos dizem como agir, demorando mais a reagir e não avaliando as pessoas envolvidas.

2- Alterar as nossas crenças, reparando nelas, trazendo-as para o consciente, libertando-as e tirando o poder às negativas e dando às positivas. As crenças (aquilo que acreditamos que vai acontecer) são filtros que condicionam o foco, levando-nos a agir e a prolongar maus sentimentos, por isso precisamos de nos libertar delas.

3- Definir intenções (metas, objetivos), instalando filtros favoráveis ao que queremos que aconteça: EU QUERO, EU VOU, EU POSSO... 

4- Utilizar as boas emoções (a tranquilidade, o entusiasmo, a confiança...) como filtro ao torná-las conscientes e respirando como se as tivéssemos realmente a viver, para que se transformem em sentimentos reais e influenciem positivamente as situações vividas. Isto porque as nossas emoções têm em nós o efeito "bola de neve".

5- Assumir responsabilidade (responder com habilidade) pela nossa própria vida e pela tríade referida, deixando de assumir o papel de vítima (dos outros, da sorte...) e de aceitar/atribuir culpas, mas aprendendo mais sobre si mesmo e sobre o seu próprio funcionamento e usando-o em proveito próprio.

6- Esquecer o "como fazer" e começar "a fazer", pois muitas vezes preparamo-nos para situações complexas e o importante é torná-las simples: fazendo, perguntando, vendo...

7- Ativar um bom mantra, praticando-o regularmente durante uns tempos até que os seus ensinamentos sejam usados de forma espontânea.


2 comentários :